Teh n00b Guide

agosto 1, 2009

Utilizando o TVersity como servidor de mídia

Filed under: Multimídia, PC — Tags:, , , , , , , — leandrokoiti @ 14:31

Neste post eu expliquei como criar um servidor de mídia utilizando o Windows Media Player 11, é bem fácil e rápido porém muito limitado, varios formatos de vídeo famosos não são suportados pelo servidor criado pelo Media Player, alguns formatos de música e imagem também não.

Para poder transmitir arquivos MKV do PC que está hospedando-os infelizmente o Media Player não será a melhor solução, é por isso que decidi falar um pouco sobre o TVersity e como criar um servidor de mídia que funciona da mesma forma que o servidor criado pelo Media Player.

Instalando
Antes de mais nada  eu aconselho muito que você baixe o Combined Community Codec Pack Insurgent e desinstale qualquer codec pack que tiver instalado no seu PC, se você não quiser fazer isso tudo bem, mas é comum dar problemas de compatbilidade de codecs, e o CCCP Insurgent permite que você desinstale o pack que você instalou (caso tenha instalado) permitindo que o TVersity instale o codec pack dele que é muito bom (e vai permitir que façamos streaming de vídeo com legenda).

O TVersity pode ser baixado acessando o endereço http://tversity.com/download/, ele tem uma versão paga mas a gente vai mexer com a versão grátis aqui, a instalação é bem simples, após baixar o executável basta seguir os passos da instalação, no final ele irá pedir para instalar o ffdshow, você deverá permitir que o TVersity instale-o em sua máquina.

Feita a instalação, caso você tenha algum tipo de firewall em sua máquina, você deverá adicionar o “MediaServer.exe” como exceção em seu firewall, seguindo a instalação padrão, o arquivo se encontrará em “C:\Program Files\TVersity\Media Server\MediaServer.exe“.

O próximo passo é alterar a conta que o serviço do TVersity roda em sua máquina, para fazer isso acesse o Painel de Controle, abra a pasta Ferramentas Administrativas e abra o item Serviços, procure por um serviço chamado TVersityMediaServer, clique com o botão direito nele e clique em Propriedades, na janela que abrir clique na aba Logon e no grupo Fazer logon como: marque a opção Esta conta, informe um usuário administrativo (normalmente o seu usuário) e a senha caso ele possua e clique em OK. Clique com o botão direito novamente em TVersityMediaServer e pare o serviço, em seguida inicie-o novamente.

Feito isso abra o TVersity (provavelmente foi criada uma pasta no seu menu iniciar), em seguida, dentro da pasta onde você encontrou o atalho para o TVersity existe um pasta chamada TVersity Tools, abra ela e clique em Start TVersity Media Server (só para desencargo de consciência), neste momento o programa deveria ter aberto.

Configurando
Selecionando as pasta
Agora que o TVersity está aberto você deverá selecionar as pastas que deseja compartilhar, para fazer isso clique na aba Library (no topo do programa), expanda a pasta File System no menu da esquerda e clique em Folders, no lado direito clique em Add Item e informe o caminho da pasta que deseja compartilhar no campo Folder e um nome que será dado à ela ao ser exibido nos clientes no campo Title, você também pode indicar que tipo de arquivo que você irá compartilhar da pasta selecionada (imagens, vídeos e/ou áudios). Repita o processo até incluir todas as pastas desejadas, não recomendo alterar as outra opções no momento.

Configurando o Streaming
– Selecionadas as pastas que deseja compartilhar,
clique  na aba Settings lá em cima e clique em General no menu da esquerda, nesta aba o que você deverá informar é:

  1. Maximum disk space to use: Aqui você deverá informar a quantidade máxima de espaço reservada ao TVersity para pode armazenar seus arquivos temporários.
  2. IP Address: Aqui você deverá informar o IP interno da máquina que está rodando o TVersity (para descobrir qual o IP interno da sua máquina vá em iniciar, executar, escreva CMD, e pressione Enter, na janela que se abrir digite ipconfig e pressione Enter novamente, serão exibidos algumas informações das suas placas de rede, procure por Endereço IPv4, a sequência numérica que segue depois dele é o seu ip na rede, é este valor que você deverá informar), e em Port, se você não alterou o valor  original, deverá ser 41952.

O resto você pode deixar como está.

– No menu à esquerda, clique em Transcoder; em When to transcode marque Always (o aconselhável é marcar Only when needed só que pelo menos comigo as legendas só funcionaram no modo Always) e desmaque Decrease the bitrate if it is too high for my network, a não ser que você tenha problemas na hora de fazer o streaming, mas por enquanto deixa desmarcado.

– Em Maximum Video and Image Resolution você deverá indicar a resolução que os vídeos e imagens serão transferidos, se você possuir uma TV Full HD esse valor deverá ser de 1920 x 1080 (1080p), se você tiver uma TV HD Ready esse valor será 1280 x 720 (720p), e se você for usar em um monitor aconselho olhar a resolução máxima suportada pelo monitor, se for mais que 1080p aconselho deixar em 1080p.

– Marque a caixa Use directshow for Windows Media Encoding (otherwise ffmpeg will be used) e selecione Windows Media Video 9 na caixa de baixo (AVISO: se você for utilizar o XBOX360 para acessar as mídias deverá instalar o Windows Media Player 11)

– Em Optimization marque Quality.

Em Connection Speed and Quality marque Wired (100mbps) em Connection Speed, e marque High em Connection Quality.

Em Compression selecione Minimum.

– Em Decoding Speed marque a caixa Decode the media as fast as possible without taking into account its bitrate.

– Em Audio Capture marque a caixa Use stereo mix to capture audio e em Drift Compression selecione None. (ATENÇÃO: Só marque esta opção caso esteja tendo problemas em fazer streaming de filmes em alta definição)

Clique em Save logo abaixo, assim que terminar de salvar, volta para a aba General, e clique no botão Restar Sharing, se você fez tudo corretamente, após concluída a sincronização das pastas compartilhadas os dispositivos que conseguem ter acesso à mídias compartilhadas (como o receptor HD da Sky ou o PS3/XBOX360/Wii) listarão uma nova fonte, no caso o TVersity.

Após todos esses passos você terá uma poderosa ferramenta para streaming de audio, video e imagem para os mais diversos tipos de fonte.

Caso seu streaming de vídeo não esteja com legenda clique aqui.

9 Comentários »

  1. […] streaming de arquivos como MKV entre outros sem perda na qualidade, sem contar que é possível configurar legendas através dele. ▶ Comment /* 0) { jQuery('#comments').show('', change_location()); […]

    Pingback por Configurando o Windows Media Player 11 para compartilhar arquivos multi mídia « Teh n00b Guide — agosto 1, 2009 @ 12:01

  2. […] um servidor de mídia para utilizar com o PS3 Arquivado em: 1 — teh_n00b @ 20:31 Nesse post eu expliquei como instalar e configurar o TVersity para que ele pudesse funcionar como um […]

    Pingback por Criando um servidor de mídia para utilizar com o PS3 « Teh n00b Guide — agosto 2, 2009 @ 20:31

  3. Saudações!
    Li seu tutorial, mas ainda enfrento um problema básico: “não há suporte para este formato de vídeo”.

    Possuo um Blu-Ray Samsung C-5500 conectado à tv. Na outra ponta, um pc com um HD externo de 1.5 TB numa porta USB. É a partir dele que assisto meus filmes.

    Tenho instalado aqui, e funcionando precariamente, o “Serviio”. Encontrei o Tversity e o achei superior na interface mas, como disse no início, sequer consigo ver os filmes.

    Agradeço muitíssimo se puder fazer qualquer comentário que venha à elucidar meu problema.

    Enquanto aguardo, continuarei lendo seu texto – excelente pelo altíssimo detalhamento – e tentarei novas medidas.

    Grato,

    Wesley Caiapó

    Comentário por Wesley Caiapó — março 12, 2011 @ 17:38

    • Oi Wesley, você conseguiu instalar o Combined Community Codec Pack Insurgent? geralmente esse tipo de mensagem acontece por falta de codecs, q tipo de video está tentando executar?

      Comentário por leandro koiti — maio 7, 2011 @ 04:49

  4. Utilizao o TVsersity faz bastante tempo, deixando ele em todas as máquinas da casa e selecionando-as conforme o desejo.

    Recentemente comprei um SeagateHomeFlex e passei todos os arquivos de mídia para ele.

    Já fiz todos os passos colocando uma conta de administrador no serviço do TVersity mas mesmo assim ele diz que não é posível mapear o caminho por ser um drive de rede.

    Você tem alguma sugestão?

    Abs

    P.S.: Já permiti tudo que tem direto no Norton

    Comentário por Marcos Motta — maio 6, 2011 @ 18:28

    • Oi Marcos, você tentou mapear um driver de rede ou está tentando acessar diretamente pelo caminho da rede (por exemplo: \\pc\caminho\)?

      Comentário por leandro koiti — maio 7, 2011 @ 04:48

  5. Cara fiz toda a instalação aqui, mas meu receptor sky hd não acha a central de midia. Pode me ajudar ?

    Comentário por silfarlfar — agosto 3, 2011 @ 20:16

  6. cara, tenho receptor hd da sky, não consigo rodar nenhum vídeo, o q devo fazer?

    Comentário por Robson — novembro 14, 2011 @ 09:06

  7. Cara fiz toda a instalação aqui, mas meu receptor sky hd não acha a central de midia. Pode me ajudar ?
    O TVSERTY não consegue achar o receptor. na hora que vou fazer sharing, dá um erro, dizendo q não consegue conectar a rede, sei lá.

    Comentário por Robson — novembro 14, 2011 @ 18:07


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: